A alteração contratual é um processo que acontece naturalmente em empresas que modificam a sua estrutura ao decorrer dos anos. Inclusive, esse é um processo que faz parte das mudanças do CNPJ.
Por isso, ela é de suma importância para o pleno funcionamento da empresa dentro da legalidade e normas que ditam a Receita Federal. Porém, nem todo empreendedor sabe o que é e como funciona.
Portanto, hoje a Pedro ‘s contábil preparou um conteúdo especial que não só explica o que é, mas também como fazer uma alteração contratual. Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura a seguir!
Saiba o que é uma alteração contratual
Assim como diz o nome, a alteração contratual nada mais é do que um procedimento onde os dados cadastrais das empresas são atualizados no Contrato Social. Ou seja, no documento constituído ainda na fase de abertura de empresas.
Desse modo, é importante destacar que além desse procedimento existir, é importante que os sócios e responsáveis estejam atentos às principais mudanças para que essa atualização seja feita o quanto antes.
Quais tipos de alteração contratual existem?
Alterações são comuns e sempre que algum dado muda na empresa, é necessário que os contadores e responsáveis atualizem o contrato. A seguir, separamos as principais alterações de contrato que existem:
- Tipo jurídico;
- Quadro societário;
- Endereço;
- Variações no Capital Social;
- Atividade de exercício;
- Mudança na Razão Social;
- Alterações em qualquer uma das cláusulas contratuais.
Como fazer uma alteração contratual?
Para fazer uma alteração contratual existem alguns passos que devem ser seguidos. Acompanhe algumas dicas que separamos para o procedimento:
1- Separe a documentação:
- CPF;
- CNH;
- Comprovante de Endereço.
2- Consulta Cnae
Necessário para entender se essa atividade da alteração está disponível ou não para a sua empresa. Assim, será possível a atualização.
3- Acesso da conta Gov
Em seguida, acesse o Gov para se conectar a Junta Comercial do seu município e realizar a alteração necessária.
4- Documento básico de entrada ou DBE
Feito tudo isso, gere o DBE no sistema do Coletor Nacional, no Redesim. Afinal, ele é quem formaliza as alterações realizadas.
5- Fazer o cadastro na Junta Comercial
Na junta Comercial, é necessário anexar as atualizações. Para isso, se dirija àquela que faz parte do município da sua empresa.
6- Fazer a inscrição na prefeitura
Por fim, se dirija a prefeitura do seu município com todos os documentos necessários para a atualização e inscrição.
Precisa de ajuda para atualizar o seu contrato? Fale com a Pedro’s Contábil
Realizar uma alteração contratual não é um processo simples e pode envolver diversas burocracias. No entanto, você tem a opção de contar com especialistas, profissionais da contabilidade da Pedro’s Contábil.
Fale agora mesmo com um dos nossos especialistas e saiba como podemos ajudar a sua empresa!