Como empreendedor, é preciso entender a necessidade de estar em dias com a contabilidade fiscal para evitar problemas com o Fisco e a Receita Federal. Porém, você sabe o que pode acontecer com a sua empresa caso essa parte não tenha atenção necessária?
A regularização tributária com a contabilidade fiscal nada mais é do que o processo de atualização dos assuntos tributários da sua empresa. Ou seja, é necessário apresentar todas as declarações, movimentações, impostos atrasados que devem ser pagos e muito mais.
Claro, com uma contabilidade especializada é bem mais simples evitar problemas e manter as suas obrigações em dia. Por isso, para tratar sobre o assunto preparamos um conteúdo especial. Para saber mais, basta acompanhar a breve leitura a seguir!
O que a contabilidade fiscal faz?
A contabilidade fiscal cuida da fiscalização das obrigações tributárias de uma empresa. O seu principal objetivo é atualizar, revisar e corrigir qualquer erro nas documentações tributárias de um negócio.
Claro, essas documentações incluem pagamento de impostos, compra e venda de serviço, repasse dos colaboradores e tributos. Assim, a sua empresa cumpre todas as leis e determinações dos órgãos responsáveis por reger suas atividades com a maior precisão possível.
Como fazer contabilidade fiscal: o passo a passo
Cada empresa possui circunstâncias específicas que determinam a necessidade ou não da contabilidade fiscal para a regularização tributária. Dito isso, é importante destacar que o passo a passo pode variar conforme essas circunstâncias de cada negócio.
Mas, ainda, sim, existem algumas etapas que de modo geral se aplicam a necessidade da grande maioria.
1- Reúna todos os documentos necessários
Todas as faturas, documentos como recibos e tudo aquilo relacionado aos impostos da sua empresa devem ser reunidos para iniciar o processo de regularização.
2- Contrate uma contabilidade fiscal
Uma contabilidade fiscal ajuda elaborando um plano de regularização personalizado para colocar em dia todos os seus impostos em atraso. Aqui nossos contadores especialistas em contabilidade fiscal acompanham a sua empresa em todas as etapas.
3- Apresente as declarações em atraso
Caso tenha declarações em atraso, se organize para apresentar o quanto antes, corrija os relatórios e revise as declarações.
Caso essas declarações realmente estejam em atraso, é importante saber que alguns impostos estão pendentes e também devem ser pagos.
4- Implemente processos e softwares para otimizar a contabilidade fiscal
Após colocar em dia todas as suas obrigações tributárias, é de suma importância implementar estratégias ou até mesmo softwares que ajudem a mantê-las em dias. Esse processo pode parecer burocrático, mas acredite, ele evita grandes dores de cabeças e multas de alto custo que podem sair caro para empresas de pequeno e médio porte.
Conte com especialistas e mantenha a sua empresa em dias
Para manter suas obrigações fiscais em dia, conte com contadores especializados. Fale agora mesmo com um dos nossos profissionais e saiba como podemos ajudar a sua empresa a cuidar de todas as pendências e evitar problemas com o Fisco.