Guia para a abertura de empresa JUCEMG

Pedro's Contábil Contabilidade em Belo Horizonte
Pedro's Contábil Contabilidade em Belo Horizonte
O processo de abertura de empresa JUCEMG consiste no registro do CNPJ na Junta Comercial para manter a legalidade.
WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

A abertura de empresa JUCEMG é uma ação obrigatória para quem está em processo de legalização de um negócio. Portanto, todo empresário que deseja empreender em Minas Gerais deverá efetuar o registro junto a este órgão. 

No entanto, antes dessa ação é preciso registrar o CNPJ junto à Receita Federal, além de elaborar seu planejamento de negócio. Por isso, contar com o auxílio de um profissional contábil nesta etapa e também no tempo de vida da empresa é fundamental para evitar erros e garantir que o negócio funcione conforme a legislação vigente. 

Veja como efetuar o registro na JUCEMG antes de iniciar as atividades da sua empresa. 

Abertura de empresa JUCEMG: veja o passo a passo 

Embora a abertura de empresa JUCEMG seja um ato fundamental antes de iniciar as atividades, é importante atentar-se para algumas questões de planejamento. 

O primeiro passo antes do registro é escolher a atividade que que a empresa desempenhará e avaliar a viabilidade do seu negócio, por meio do portal de serviços do governo.  

Em seguida, confira o Código Nacional de Classificação de Atividades (CNAE). Escolha o nome oficial e, se for o caso, o nome fantasia. Esse passo deve seguir as normas da JUCEMG. Ou seja, é preciso ter criatividade para criar uma marca forte, mas respeitar as normas estabelecidas pelos órgãos reguladores.

Passo a passo

O passo seguinte deve acontecer sob orientação de um contador e consiste em escolher a estrutura jurídica da empresa. Ou seja, se ela será EI, ME, Sociedade Empresária Limitada, entre outras opções.

Além disso, é preciso escolher o regime tributário. Embora o Simples Nacional seja um formato simplificado e prático, uma vez que todos os tributos são pagos por meio de uma só guia, nem todas as empresas podem optar por ele.

Por isso, é tão importante contar com o auxílio de um profissional contábil para entender o regime ideal para você, fazer as escolhas certas e assim, evitar complicações posteriores.

O terceiro passo é reunir todos os documentos que a JUCEMG exige, como: RG, CPF, comprovante de endereço, certidão de nascimento ou casamento.  Acesse o portal e solicite o DBE. 

É importante ressaltar que todos os acessos aos sites oficiais, somente podem ser feitos por meio do login e senha Gov. Portanto, se você ainda não os possui, é preciso providenciar. 

Acesse o portal da JUCEMG e siga as orientações para consultar e viabilizar o DBE- Documento Básico de Entrada. Então, preencha o módulo integrador e pague a taxa DAE – Documento de Arrecadação Estadual. 

Em seguida, acesse o ícone registro digital, preencha as informações e solicite o registro. A Junta Comercial avaliará o pedido e assim que tiver concluído, o solicitante poderá fazer download do documento de registro.

Conte com a Pedro’s Contabilidade

O processo de abertura de empresa é uma importante ação para a legalização do seu negócio. No entanto, é bastante burocrático, por isso, contar com o auxílio do profissional contábil é fundamental para garantir a tranquilidade. Se você está pensando em começar um negócio em Minas Gerais, a Pedro’s Contabilidade pode te auxiliar com prestação de serviços especializados e a máxima eficiência. Entre em contato conosco ainda hoje.