A crise financeira é um momento de dificuldade ou impossibilidade que uma empresa tem em quitar seus compromissos financeiros. Isso pode ser o resultado de uma crise econômica que foi se formando com o tempo e acabou se tornando um grande problema. Além disso, é uma situação que pode atingir outros negócios que atuam no mesmo segmento ou em diferentes.
Muitos motivos podem resultar em uma crise, por isso, é importante que as empresas tenham um plano para esse caso. Siga neste nosso artigo para saber mais.
Crise financeira: 4 formas de gerir situações de crise
Seja ágil, mas perspicaz
Um dos grandes desafios na gestão de crise é ter agilidade para resolver as pendências, mas sem ter pressa. Você precisa entender o que fazer e quando, mas não pode passar tarefas por cima da outra. Por isso, ao perceber os primeiros sinais da crise financeira, reúna sua equipe ou profissionais especializados para tomar decisões rápidas.
Esteja sempre atualizado sobre a situação da empresa
Ter uma assessoria contábil é muito útil para que o gestor tenha informações sobre as finanças da empresa sempre atualizadas. Portanto, não é preciso esperar uma crise para agir e cuidar do caixa.
Sendo assim, avalie periodicamente as condições da empresa, incluindo a lucratividade, produtividade e principalmente o fluxo de caixa.
Quando perceber inconsistências, comece a agir rapidamente para que a situação não se agrave e vire uma crise! No entanto, se mesmo tomando todos os cuidados a situação se agravar, especialmente por fatores externos, será possível tomar decisões com base na situação financeira atual da empresa.
Não interrompa das atividades da empresa
Em situações em que a crise financeira é muito grave, é comum haver o desejo de interromper as atividades da empresa. No entanto, essa atitude não é a mais correta, visto que muitas vezes essa situação tem volta, basta parar e pensar nas possíveis soluções.
Por isso, algumas dicas para os gestores são: construir uma reserva de emergência e verificar as documentações e registros das atividades da empresa.
Identifique as causas da crise financeira
É importante atentar para a diferença entre crise financeira e crise econômica. A primeira é provocada por fatores internos, como má administração dos recursos, descuidos com o caixa da empresa, perda da qualidade de produtos ou na prestação de serviços, entre outros.
Enquanto a outra acontece devido a fatores externos, como desvalorização da moeda, problemas financeiros nacionais e internacionais, entre outros. Portanto, identificar as causas e tipos da crise de sua empresa é fundamental para superar essa fase e começar a pensar no equilíbrio e na expansão do seu negócio.
Conte com a Pedro’s Contabilidade para auxiliar sua empresa na gestão de crise financeira
Contar com o auxílio de profissionais especializados para enfrentar situações difíceis na gestão do seu negócio contribuirá para alcançar resultados muito mais promissores.
A Pedro’s Contabilidade possui uma equipe de profissionais altamente capacitados nas mais diferentes áreas, seja contábil, tributária, legal e consultoria para MEI e empregadores domésticos, entre outros serviços.
Por isso, estamos preparados para auxiliar sua empresa no enfrentamento da crise financeira e assim conseguir superar os momentos difíceis com bastante resiliência. Entre em contato conosco hoje mesmo.