Uma empresa júnior compõe-se por estudantes dos anos finais do ensino superior que usam o empreendimento para colocar em prática os conhecimentos obtidos e, assim, alcançarem melhor desempenho profissional e acadêmico.
Devido à sua relevante contribuição para a formação dos estudantes, cada vez mais universidades têm incentivado e investido na abertura de empresas deste patamar. Por serem associações sem fins lucrativos, os serviços oferecidos possuem custos menores e, dessa forma, atraem mais clientes. O faturamento da empresa é usado para custear as despesas e investir na capacitação dos profissionais envolvidos nas atividades da empresa.
Empresa Júnior: veja agora como abrir uma
As empresas juniores são reconhecidas por meio da Lei n° 13.267/2016,como associações civis que não podem ter fins lucrativos. Portanto, seja qual for o segmento de atuação, é fundamental que não se pratique custos dos serviços visando a lucratividade.
A abertura deste tipo de empresa deve estar em consonância com a lei, além disso, é preciso que a instituição dê seu aval para iniciar as atividades, bem como suporte com orientações e atendimento às demandas dos estudantes.
O aluno que deseja abrir uma empresa júnior precisa ser uma pessoa com boa comunicação e relacionamento com os demais colegas de curso. Além de professores e demais pessoas influentes no ambiente universitário.
O passo seguinte é elaborar um planejamento de negócio. Ele tem como principal foco resolver um problema e solucionar uma dor dos potenciais clientes. Assim, se você ainda não tem uma ideia sobre qual atividade desenvolver, a dica é realizar uma pesquisa de mercado.
Por meio dessa pesquisa é possível saber, dentro do seu segmento de atuação, um problema que as pessoas enfrentam, mas para o qual o mercado ainda não oferece uma solução eficiente. Sendo assim, faça uma análise das respostas obtidas e crie um relatório para apresentar à universidade. Nele, deve conter os dados coletados na pesquisa e a ideia de um negócio que apresente uma solução para o problema enfrentado pelo público-alvo que a empresa júnior deseja atender.
Como funciona o processo de seleção para os voluntários na empresa júnior?
A instituição de ensino é responsável por coordenar o processo seletivo para escolher quais os alunos participarão do processo seletivo. Geralmente, aplica-se uma prova sobre conhecimentos gerais.
Dessa forma, os alunos aprovados seguem para a etapa da entrevista, em seguida dinâmica de grupo. Por fim, a escolha daqueles que melhor se destacaram durante o processo de seleção.
Por ser uma etapa importante para os alunos adquirirem experiência, é necessário que os interessados em participar de uma empresa júnior, sejam responsáveis e comprometidos com seu crescimento profissional e o desenvolvimento da empresa. Uma vez que esta é uma importante etapa na formação acadêmica, por permitir experiência de mercado e de relacionamento com o cliente, possibilitando a aplicação da teoria.
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A empresa júnior, assim como os outros modelos de negócio, precisa de auxílio nas questões contábeis, fiscais e tributárias, pois estão sob condições específicas.
O escritório de contabilidade Pedro ‘s Contábil possui conhecimentos técnicos e experiência para auxiliar empresas deste tipo. Entre em contato conosco agora para conhecer nossas soluções.